segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Conversas sobre Killing Stalking (1-13)

Temporada 1 - Capítulo 13 

Suspense está nos detalhes. Como uma faca que desaparece, por exemplo.

Esse capítulo é lindo. Lindo na sua estrutura, na criação da expectativa e aumento da tensão. O dialogo seco e tenso entre Sangwoo e Seungbae, a expectativa "ele vai ver o Bum", que vira "cadê o Bum?". Mais um capítulo em que a Koogi brilha!

Puxo saco mesmo! Em um mundo em que diretores e autores acham que suspense é limitado a uma sala escura com barulhos estranhos e de repente um gato aparece para assustar a forma que a Koogi escreve é uma brisa de ar fresco. Duas pessoas conversando, ambas escondem algo, cada um tentando ser mais inteligente que o outro; o policial vai encontrar algo suspeito? Sangwoo vai matar o policial?; uma pessoa desaparecida, o leitor não sabe se quer ou não que o Bum seja encontrado. É muito suspense que ela cria em poucas páginas, PUXO O SACO MESMO.

:) Koogi, sua linda.

Seungbae só cai no meu conceito nesse capítulo, mais uma vez agindo ilegalmente baseado apenas em seu instinto.

Já o Sangwoo... já havíamos visto que ele está apegado ao Bum, ele não está disposto a se livrar da mãe ainda, mas até que ponto ele sente esse apego/possessividade é revelado aqui, quando ele acha que o Bum conseguiu, de alguma forma, fugir. Foi assustador.


Eu sei que muitas(os) acham lindo, eu não. Esse tipo de possessividade é mortal, literalmente, Sangwoo é do tipo: se eu não posso ter ninguém mais vai ter. Sua revolta ao ser abandonado / traído é tamanha que ele só pensa em matar o objeto do seu apego. Não tem beleza nisso, só doença.

Explico:

Vemos um flash da mãe do Sangwoo sendo enforcada, como a  visão está em primeira pessoa, é possível afirmar que o Sangwoo realmente matou a mãe, acho importante ele pensar nisso nesse momento específico, e a reação que ele tem em seguida: ele esmurra o poste, jura matar o Bum e tem uma ereção. (oi?) Pois é. Me pergunto o que desencadeou o Sangwoo a matar os pais, acho (teoria pura) que aqui nos é revelado, a mãe provavelmente se cansou do abuso do pai e tentou abandoná-lo, e ainda acho que ela planejava deixar o filho para trás com o pai, isso acende o estopim no Sangwoo de matar a mãe, e depois o pai (talvez ele o tenha pego no ato, ou encontrado o corpo da mulher, não sei.). Este cenário explica essa cena, Bum o abandona, assim como a mãe, ele vai fazer a mesma coisa que ele fez com a mãe com o Bum, matar, e a reação da ereção é a resposta física que ele tem a violência e a morte. Serial killers repetem uma morte várias vezes para ter satisfação sexual, no caso do Sangwoo a morte que ele repete é a da mãe.
Tudo faz sentido....
Se eu estiver certa.
Mas acho que estou. :)

A reação do Sangwoo ao ver que o Bum não o abandonou é intensa demais, estamos falando o Sangwoo aqui, o cara frio e sem emoções que se diverte torturando, as pernas dele tremem tanto quando ele vê o Bum, que ele cai ao chão. Esse tipo de emoção em uma pessoa como o Sangwoo só seria possível se por trás dessa emoção estiver um profundo trauma psicológico. O medo irracional que ele sente ante a possibilidade de ser abandonado, ele literalmente prefere matar alguém do que ver essa pessoa o deixar.


Phew... ok. Vamos concluir, deu para perceber que eu amo esse capítulo?
É, possivelmente meu preferido. Se não o número 1, está no top 3.

PERFEITO.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito,vc tem uma escrita muito boa.Queria poder discutir algo,qnd eu li a trama entendi que a Mãe matou o pai do sangwoo e dps de a Mãe ter tentando mata-lo,ele matou ela.No entanto acabei de descobrir que tem gente q entendeu diferente,agr estou confusa.