quarta-feira, 16 de abril de 2008

Buddha for Mary, a análise

Na primeira parte da canção, o autor estabelece o ambiente/clima (This is the night). Toda a primeira parte está no presente simples(Está é a noite). Que noite? A noite onde podemos ser salvos, onde uma mente aberta se fecha, uma noite de música silenciosa. O clima é sereno e obscuro.

Segunda parte. Estabelecido o momento presente voltamos no tempo e somos apresentados a uma garotinha chamada Mary. Toda a estrofe está no passado simples, o que nos indica que ela, Mary não é mais como está descrito. E como ela era? Diferente, era uma criança feliz, gostava muito de brincar, inocente, e quando o autor afirma que ela tinha uma queda por astronautas percebemos que, na verdade, Mary possuía uma queda pela aventura.


O verso “father whet her appetite” é bastante ambíguo, tanto pode se referir ao pai de Mary quanto à algum padre(father), mas creio, pelo contexto, que se trata do pai de Mary. Estabelecido que seja do pai que estejamos falando o autor ainda deixa espaço para duas interpretações; o pai de Mary alimentava a inocência e espírito criativo (complementando os versos anteriores) OU que o pai abusava sexualmente de Mary. Duas idéias opostas, mas o verso seguinte elimina a ambigüidade já que o phrasal verb “to fall apart” indica que Mary passa para um processo de auto destruição, comportamento característico de crianças que sofreram abuso sexual.

Nesse ponto o refrão entra. Aqui o compositor fala com o ouvinte. Começando com o Imperativo (Tell me/ Diga-me) o autor chama a atenção do ouvinte, que é então interrogado sobre Mary. “Você viu seu rosto?”, e o belo “Você sentiu o cheio do sabor dela?”, ambas perguntas só servem para levar ao que realmente interessa que está no verso seguinte: não importa se você a conhece, “elas são todas iguais por dentro”.

Agora temos estabelecido quem é Mary: Mary é o símbolo para todas as jovens problemáticas, diferentes por fora, mas com os mesmos sentimentos e impressões.


FIM DO REFRÃO. (End of the Chorus)



Voltamos às descrições de Mary no tempo passado (simples) e, de cara, nos deparamos com um verso complexo “Mary era uma acrobata, mas ainda assim não parecia conseguir respirar”. Para analisar esse verso não podemos de forma alguma nos ater ao literal. Esse respirar nos remete á sensação de sufocamento e impotência quando, mesmo fazendo de tudo (acrobacias) não conseguimos fugir.


Fugir do quê? De tudo que ela estava se tornando. Ela não queria virar essa pessoa. O compositor agora faz algo realmente muito bom nesse próximo verso:” Mary would hallucinate / And see the sky upon the wall”, essa construção indica o futuro de uma ação no passado, ou seja, naquele momento em que Mary está lutando contra si mesma, contra o futuro, que futuro é esse? Em que Mary está se transformando? Louca. Delirante.

E o mais interessante: Mary vê o céu sobre o muro/parede e logo depois o autor arremata, Mary sempre gostou de voar. O cenário para o suicídio está montado. Estamos possivelmente lidando com uma esquizofrênica.


Volta o Refrão, o que é muito significativo, se lembrarmos que ele encera o refrão afirmando que “todas são assim por dentro” (com perturbações mentais?)


O dialogo

Os próximos versos confundem muito e creio que a idéia é exatamente essa. Quem é “ele”? Não sabemos. “Ela” acredito que é a própria Mary. Se aceitarmos a interpretação de que ela seja esquizofrênica o problema some, e o dialogo faz muito sentido. “Ele” nada mais é que uma voz da cabeça de Mary “Você pode me ouvir?”, fazendo com que o passado volte e a atormente “Você irá me estuprar?”, levando-a a mais auto destruição “Eu devo sangrar?” e a um embate entre a razão e a fé “é melhor que você reze para Jesus” “Eu não acredito em Deus”. Alucinações auditivas é um dos principais sintomas da esquizofrenia.


Não podemos terminar a análise sem comentar sobre o curioso título da canção: Buddha for Mary.

A palavra”Buda” significa iluminado, desperto, o que talvez indique a crença do autor na idéia muito propagada de que só os loucos são realmente livres e que possuem uma visão mais ampla da realidade, vendo e ouvindo o que nós, ditos normais, não podemos devido aos limites do corpo e da racionalização do mundo.

13 comentários:

Anônimo disse...

ótima analise, foi muito útil já que sempre tive dúvidas sobre a interpretação desta letra (:

weel disse...

Muuuuuito boa a interpretação. Você dividiu a música em partes e procurou os trechos de difícil compreensão. Nunca vi uma analise de música tão boa.Parabéns =P

Unknown disse...

Nossa!!! Parabéns! Foi incrível a sua interpretação! Texto e análises impecáveis.
Pessoas inteligentes fazem toda diferença.
Eu tb percebi, que se tratava de algum tipo de abuso sexual, que lhe roubara a inocência e os conflitos gerados por isso. Mas não saberia expressar essa idéia tão bem como vc fez.
Em algum momento imaginei que Mary poderia se tratar do proprio Jared... Essa música tem um forte conteúdo íntimo e pessoal.

Unknown disse...

Obrigada Renata, sua análise ficou muito boa. Eu me apaixonei por músicas do 30 seconds to mars e fui procurar o sentido dessa letra e ver se o que eu pensava tinha sentido. Mas vi muito mais do que esperava.

Parabéns, sua análise ficou muito boa.

Beyond V-2 disse...

nossa...nao sei oque dizer....vc trabalha de critica ou algo do tipo....

Lilith Lyn disse...

Amei! *.*

Mariana disse...

Parabéns pela análise! Essa música sempre foi muito controversa, e pode-se dizer que é uma das músicas de mais difícil interpretação do 30 Seconds to Mars. Muitos acreditam também que a letra conta a história da virgem Maria, e o astronauta seria o anjo que veio anunciar que ela seria a mãe de Jesus, o que insinua que na verdade Maria era louca e criou toda a história em sua mente, talvez para não sofrer as reais consequências de ter engravidado de um homem que não era seu marido?
A interpretação que você fez ficou muito boa, porque conseguiu simplificar a música e torná-la acessível. Eu também acreditava no abuso sexual na parte do "father whet her apetite", e toda a ligação que isso tem com o resto da música, a história progride, mas é sempre difícil expressar com palavras exatamente o que se quer dizer na interpretação.

Cell disse...

Concordo em parte com a análise, semelhante com a que fiz qnd procurei entender a menssagem na letra...

agora diz pra mim o significado de 30 seconds to mars.

:P

Anônimo disse...

Muito boa análise, no entanto, discordo que a parte do diálogo seja parte da sua esquizofrenia. Penso que seja apenas memórias soltas a ecoarem na cabeça. "Can you hear me? Are you sleeping?" leva-me a uma situação em que o pai diria isso, antes de abusar dela, por exemplo. As referências religiosas, devido ao meu contacto com Otep, poderia ser, também, manifestos do seu pai, etc, etc. Gostei muito da sua interpretação, mas essa parte do dialogo só me leva a uma imagem em que Mary está completamente louca por tudo o que aconteceu e esses pequenos versos ecoam na cabeça, não por serem vozes provenientes da esquizofrenia, mas simplesmente por serem memórias horrendas que a corroem por dentro.

Anônimo disse...

Sinceramente,vc deveria analisar essa musica no sentido totalmete espiritual. A parte do estrupo,não deve ser levada na parte sexual e sim ropimento espiritual ou algo do tipo. Vc poderia ter feito uma analise melho se tivesse procurando mais o sentido de buda,seu significados...e se soubesse mais sobre o assunto,illuminati,maçonaria...cuturas. Sou fã da banda e sei bastante sobre as simbologias

Anônimo disse...

Caracas gostei muito da análise! Eu sempre me perguntava porque "budda for mary"! Parabéns!

Anônimo disse...

Ótima análise, eu sempre tive curiosidade sobre essa música!

Matheus Coronado disse...

Cara, meus parabéns! Podia continuar com esse lance de "análises", sei que você pode fazer muito mais do MARS! Se tiver facebook, me adicione! https://www.facebook.com/matheusmatt.rocha